O Festival Literário Nacional (Flin): Diversas Leituras & Novos Caminhos protagoniza pautas que dialogam sobre e com a juventude. Nesta construção, a cultura é um dos eixos estruturantes no desenvolvimento humano, com destaque às diferentes linguagens como mecanismo de enfrentamento nos campos social, político, econômico e de fortalecimento da identidade cultural.

Com o propósito de socializar e envolver a comunidade local, ações desenvolvidas pelo Governo nas esferas da cultura, do desenvolvimento social e econômico são fortalecidas. A Secretaria de Cultura (SecultBA), através da Fundação Pedro Calmon (FPC), coordena nos meses que antecedem o evento, um conjunto de atividades em diferentes espaços de Cajazeiras, nomeado Pré-Flin.

Entre as instituições envolvidas na Pré-Flin, as escolas da Rede Estadual são os espaços prioritários no processo de articulação, tendo como perspectiva o público alvo do projeto. Nelas acontecem cerca de 80% da programação de mobilização, atingindo um número representativo de jovens da região.

Sendo assim, até o dia 8 de novembro serão trabalhados alguns eixos, com base nas demandas da comunidade e no trabalho desenvolvido pelas Secretarias. São esses: o livro, a leitura e a biblioteca; a história e a memória; a inovação e a tecnologia; o meio ambiente e o desenvolvimento; o empreendedorismo; as linguagens artísticas; e os serviços oferecidos à comunidade.

Dentro da programação estão previstas oficinas variadas, palestras e atividades culturais voltadas ao público jovem; jogos e brincadeiras, oficinas artísticas para crianças; ações realizadas por órgãos parceiros, como as secretarias de Administração (SAEB), através da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC); de Comunicação (SECOM); de Educação (SEC); de Meio Ambiente (SEMA); de Saúde (SESAB), através da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (HEMOBA); de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), através do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SINEBAHIA) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB); de Políticas para as Mulheres (SPM); de Promoção da Igualdade Social (SEPROMI); de Tecnologia e Ciência (SECTI); de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), através da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) e de Turismo (SETUR),através da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), além da Defensoria Pública do Estado da Bahia; do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB). A expectativa desse projeto é que as formações contribuam para fortalecer iniciativas já existentes na comunidade e apresentem conteúdo a serem expostos e apresentados no Festival.

Governo do Estado da Bahia 
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 1º andar, CAB 
CEP 41.745-005 – Salvador – Bahia
Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.