08h30 CONTAÇÃO DE HISTÓRIA - CONTO DAS ÁGUAS

O espetáculo narrativo Conto das Águas faz parte da pesquisa do grupo Conto das 7 Mulheres, que tem como foco responder a esta pergunta a partir da perspectiva das histórias de tradição oral.

11h PINTURA DE ROSTO
14h ORQUESTRA DE VIOLÕES

Apresentação realizada pelo primeiro grupo formado em uma das unidades descentralizadas do NEOJIBA – no Núcleo Neojiba Pirajá. Esta unidade foi criado em 2016 e funciona no Centro de Cultura e Cidadania Pirajá, localizado dentro do Parque São Bartolomeu. Neste Núcleo são realizadas aulas de percussão, flauta doce, pífano e iniciação musical para crianças e adolescentes de 5 a 22 anos, com coordenação de Samuel Egídio.

15h ESPETÁCULO TEATRAL CIA DE TEATRO DA BIML

O espetáculo conta a história de Dandara, uma menina inteligente que adora brincar, mas sempre questiona a imagem do negro nas cantigas de roda, nos contos de fadas, na sociedade. Com direção de Sérgio Mício, a CIA de teatro da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, apresenta o espetáculo A Princesa Dandara, que conta a história de Dandara, uma menina inteligente que adora brincar, mas sempre questiona a imagem do negro nas cantigas de roda, nos contos de fada, na sociedade.

15h30 CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS

Meu crespo é de rainha é um livro que enaltece a beleza dos fenótipos negros, exaltando penteados e texturas afro, serve de referência à garota que se vê ali representada e admirada. A obra de bell hooks. O projeto Clube de Leitura Dandara, nasceu no ano de 2014 com a missão de transmitir valores positivos às crianças, livres de estereótipos e preconceitos, sendo, principalmente, valores livres do racismo, tudo isto através da leitura, com temas étnico raciais, cuidadosamente selecionados, desconstruindo os padrões impostos e mestrando a riqueza e a beleza dos povos negros.

8H30 – LANÇAMENTO DO LIVRO INDÍGENA EM LÍNGUA PATAXÓ

Com Juliana Tupinambá;

Este livro surgiu da necessidade dos professores pataxó de terem um livro para auxiliar nas aulas de patxõhã. Ele foi uma iniciativa do grupo de pesquisa Atxôhã (Pesquisadores e Professores Pataxó).

9h30 – BATE-PAPO ENTRE AUTORES DA COLETÂNEA DE POESIA “AFLUENTES POÉTICOS”

Com Alessandra Sampaio; Marcos Peixe; Flavio Marcio Cerqueira do Sacramento; Cristiane Lima; Crissanty (Cristiane Santos da Silva); Joceval Nascimento.
Coletânea de poesias organizada por 16 professores ligados ao Colégio Estadual Ana Bernardes, de Cajazeiras.

10H30 – LANÇAMENTO DE LIVRO DE ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO COLÉGIO ROTARY

Com Antonio Fernando Borges Leal e Telmira Monteiro da Silva;
Seja Poesia foi lançado em 2018 e é o primeiro livro de poesias de autoria dos estudantes. Já Entre Contos e Crônicas é a segunda obra de autoria dos estudantes do Colégio Estadual Rotary.

11H30 – RODA DE DIÁLOGOS

Com Jocivaldo dos Anjos;
Conversa sobre a importância da participação e protagonismo juvenil nos espaços das Feiras e Festas Literárias para jovens que fazem parte dos programas do governo do Estado.

14h BATE-PAPO 3 | RELEITURAS POÉTICAS DO MUNDO

Discussão sobre as produções literárias nordestinas contemporâneas. O slammer, músico e poeta Kuma França, a poeta e slammer Bell Puã e a mediação será conduzida por Luciany Aparecida.

 

Bell Puã é poeta slammer, bacharel em História e faz mestrado na mesma área, na UFPE. Foi vencedora do Slam BR 2017, que a levou a representar o Brasil no Grand PoetrySlam, em Paris. É parte do Slam das Minas de Recife e do UM Coletivo. Compõe ainda o coletivo negro Afronte, desenvolvendo atividades de consciência racial em seu estado.

 

Poeta e arte-educador, cria do JACA, como se autodenomina em uma de suas poesias, é um dos representantes do slam baiano, com passagens pelo Slam BR em 2017 e 2018.

 

Escritora e professora de teoria e crítica literária (UNEB). Doutorou-se em Letras com pesquisas na área de poesia e performance.  Realiza pesquisas na área de história oral, autobiografias e autopublicações. Publicou os livros Contos Ordinários de Melancolia (paraLeLo13s, 2017) e Ezequiel – poesia-lamentações, suspiros e ais (Pantim, 2018).

16h BATE-PAPO 4 | OUTRAS CONVERSAS SOBRE OS JEITOS DO BRASIL

Dois cineastas de produção premiada se encontram para falar de suas experiências e como o contexto social do país influencia os seus trabalhos. A soteropolitana Jamile Coelho, o carioca Rodrigo Felha e o comunicador Enderson Araújo.

Cineasta baiana, diretora do episódio piloto da série em stop motion “Òrun Àiyé – A Criação do Mundo”, vencendo os prêmios de melhor animação Largo FilmAwards (Genebra/Suíça), melhor animação da diáspora africana no Silicon Valley African Film Festival (Vale do Silício/EUA) e melhor animação do júri popular do Festival de Cinema Baiano. 

Cineasta carioca, morador da Cidade de Deus, atuou como coordenador do Núcleo de Audiovisual na ONG Central Única das Favelas – CUFA, foi co-diretor de um dos episódios que compõe o documentário Cinco vezes favela – Agora por nós mesmos (2010) e diretor de Favela Gay (2014).

 

Oriundo de Cajazeiras, percorreu o bairro fazendo grafite, Fundador do Mídia Periférica, que é um projeto que o fez dialogar e conhecer jovens de outras periferias, e criar articulações fora delas. Hoje é um case no radar da Unesco sobre assuntos de juventude e favela, Tem um Tedx em seu currículo, e conta sempre que seu maior orgulho é poder inspirar outros jovens que vieram de onde ele veio.

10h30 MESA 2: OS SOLDADOS DO MORRO DERAM BAIXA E FORAM VISTOS COM LIVROS NA MÃO

Um encontro potente do carioca MV Bill, com soteropolitano Paulo Rogério Nunes e com a mediação do jornalista e radialista Renato Cordeiro.

Rapper, ator e escritor, MV Bill nasceu no Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira musical aos 14 anos, escrevendo sambas-enredo para o seu pai. O primeiro álbum, “Traficando informação”, foi lançado em 1998 e traz a faixa “Soldado do morro”, uma das canções mais representativas do artista. Em 2005, lançou o livro “Cabeça de porco” em parceria com Celso Athayde, fundador da Central Única das Favelas (CUFA). No ano seguinte, lançou o documentário “Falcão – Meninos do Tráfico” que narra a história de dezessete jovens envolvidos com o mundo das drogas e do qual apenas um sobreviveu.

Soteropolitano, é publicitário e um dos fundadores do Instituto de Mídia Étnica e do portal Correio Nagô e da aceleradora Vale do Dendê. É considerado um dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização global MIPAD, ligada à Organização das Nações Unidas (ONU). Foi um dos onze escolhidos pelo ex-presidente norte-americano Barack Obama para um encontro privado de lideranças. É aluno do Berkman Klein Center da Universidade Harvard, principal centro de pesquisa sobre Internet no mundo. No momento está escrevendo seu primeiro livro sobre inovação e diversidade.

Formado em comunicação pela UFBA, atualmente está na Educadora FM, onde apresenta o programa Multicultura, de segunda a sexta-feira. Ao lado da jornalista Silvana Oliveira, fez, na época que atuou na Band, a série Carnaval da Bahia, vencedora da categoria Cultura Regional no Primeiro Prêmio Petrobrás de Jornalismo.

14h30 ESQUENTA

Quadro humorístico de curta duração inspirado no cotidiano dos moradores de Cajazeiras: as relações com a vizinhança, os termos populares específicos, os corres, os choques geracionais e outros temas sérios apresentados com o viés do humor. O Seu Pimenta Tv é um canal de entretenimento com humor, atualmente publicado no Youtube e Facebook, criado pelo humorista, comediante, redator, roteirista e comunicólogo João Pimenta, no ano de 2011. De lá pra cá muitos quadros foram criados e atualmente o conteúdo é voltado para o nicho nerd/geek/otaku, abarcando todas as idades. Com postagens duas a três vezes por semana o projeto humorístico busca seguir uma linha na qual todas as pessoas possam ver o conteúdo com paz no coração.

15h30 MESA 3: RELEITURAS VISUAIS DE PAISAGENS DA TERCEIRA MARGEM

Uma mesa com característica híbrida para tratar, ao mesmo tempo, da linguagem sedutora dos quadrinhos e do mundo fascinante das nossas matrizes africanas. Shiko é paraibano, Hugo Canuto é baiano e serão mediados pela radialista Cristiele França.

Quadrinista, ilustrador e artista plástico, o paraibano começou a trabalhar com publicidade e a iniciar sua produção de quadrinhos aos 18 anos. Temas como fantasia, erotismo, folclore, solidão e cultura popular são presentes em seus trabalhos. Com destaque para a adaptação de O quinze e as graphic novels O azul indiferente do céu, Talvez seja mentira, Lavagem e Piteco – Ingá (Troféu HQ Mix de melhor publicação de aventura-terror-ficção). Também em 2014, ganhou prêmios de melhor desenhista concedidos pelo HQ Mix e pelo Angelo Agostini, um dos mais importantes do Brasil. 

Arquiteto, ilustrador e quadrinista, o soteropolitano desenvolve seu trabalho a partir do legado das civilizações africanas e das narrativas ligadas aos Orixás. Em 2015 lançou, de forma independente, “A canção de Mayrube”, inspirado nas mitologias dos povos da América. No ano seguinte, ao homenagear o quadrinista Jack Kirby, Canuto inspirou-se também nos orixás da mitologia Yorubá para recriar uma capa de Avengers ilustrada por Kirby: em vez de Thor, Xangô aparece como destaque. Em seguida, lançou o projeto “Contos dos Orixás”, que apresenta as entidades do Candomblé com inspiração nos quadrinhos da Marvel. 

Jornalista e radialista, já atuou na Rádio Cultura AM e integrou a equipe da Rádio Metrópole FM, onde apresentou o programa “As Metropolitanas”, sempre abrindo espaço para a afirmação positiva da cultura negra em diferentes espaços e na defesa aos cultos afro-descendentes.

 

Espaço I (Tenda Cultural)

11h00 – MV Bill e Paulo Rogério

15h30 – Shiko e Hugo Kanuto

Espaço II (Arena Leia e Passe Adiante)

10h30 – Sessão de autógrafos do livro Afluentes Poéticos com os autores Alessandra Sampaio; Marcos Peixe; Flavio Marcio; Cristiane Lima; Crissanty (Cristiane Santos) e Joceval Nascimento.

15h30 – Sessão de autógrafos com as escritoras Bell Puã e Luciany Aparecida.

17h APRESENTAÇÃO DE DANÇA STILETTO_LUCAS DANCER

Especializado em Dança Moderna, Ballet Clássico Cubano, Jazz Dance, Dança Contemporânea, Ritmos, Stiletto Dance, nada passa despercebido por esse bailarino sedento por conhecimento. Além de emprestar seu corpo para a dança, possui conhecimento também, na área de Coach Artístico e de Passarela, Produção Cultural, Curadoria de festivais, Gestão em Mídias Sociais. Atualmente é coreografo da cantora Naíse, Militante e Ativista LGBTQIA+, para ele: “Dançar é uma terapia que proporciona alcançar o poder de revolucionar e transformar pessoas e espaços.

19h APRESENTAÇÃO_ PANTERAS NEGRAS

O primeiro grupo instrumental do mundo formado só por mulheres negras, surgiu em Salvador em 2018 durante o Novembro negro. Seu nome é uma homenagem ao movimento racial dos anos 1960 nos EUA e propõe a ideia de movimentar a arte musical negra feminina, provocando reflexões sobre a pouca ou quase falta de existência de mulheres negras na música instrumental. 

20h APRESENTAÇÃO_MV BILL

08h30 às 17h

 PROJETO O PEQUENO CIDADÃO

Participação com agendamento de 150 crianças de  até 10 anos, as quais serão atendidas dia 20/11 no SAC Cajazeiras, durante o Projeto Pequeno Cidadão, da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB), através da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC). Também será disponibilizada a emissão, in loco, da primeira via de CPF e alteração de endereço bem como informações sobre serviços da rede SAC.

DOAÇÃO DE MUDAS

Distribuição de mudas com espécies da Mata Atlântica. Atividade é desenvolvida pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado.

 SINEMÓVEL

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), através do Serviço de Intermediação para o trabalho (SINEBAHIA) oferece à população serviços como emissão de carteira de trabalho, intermediação de mão de obra; Atendimento de Intermediação de mão de obra com serviço de cadastro do trabalhado; Palestras de Qualificação (Orientação para o Trabalho e Empregabilidade)

 PROCON MÓVEL

Serviço de atendimento móvel itinerante com o objetivo de levar todos os serviços que são prestados nos Postos fixos desde o atendimento preliminar, abertura de Carta de informação Preliminar, orientações e fornecimento de material educativo, entre outros. Realização da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), através da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumido (PROCON).

  CENTRO DE REFERÊNCIA MILTON SANTOS

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), com a Unidade Móvel de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, oferece informações, atendimento preventivo e acolhimento de denúncias de violação de direitos nas esferas racial e religiosa.

 UNIDADE MÓVEL DE ATENDIMENTO ÀS MULHERES

A Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), com a Unidade Móvel, presta orientação às mulheres sobre violência doméstica e familiar, como e onde denunciar, assim como distribuição de materiais referentes à campanha Respeita as Mina de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Governo do Estado da Bahia 
3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 1º andar, CAB 
CEP 41.745-005 – Salvador – Bahia
Localização

Exerça sua cidadania. Fale com a Ouvidoria.